CURSOS

PREVBRILHANTE realiza o 1º Curso Preparatório para a Aposentadoria do ano de 2024

Confira

O Instituto de Previdência Social dos Funcionários Municipais de Rio Brilhante – PREVBRILHANTE, realizou no dia 16 de abril de 2024, mais um Curso Preparatório para a Aposentadoria, para os Servidores Públicos do Governo Municipal, aptos ou próximos de se aposentarem, o qual foi ministrado pelo Dr. João Paulo Cunha, advogado da ACONPREV – Consultoria Administrativa e Previdência Ltda ME.

A ação faz parte do cumprimento das metas da atual gestão em levar a Educação Previdenciária pra os segurados e teve inicio com a Diretora Presidente do PrevBrilhante Sra. Evone Bezerra Alves que deu as boas-vindas aos servidores presentes, dizendo que a realização do Curso tem como objetivo de integração dos servidores que estão aptos ou próximos de se aposentarem no seu Regime de Previdência Social – RPPS, levando conhecimento básicos sobre as regras de acesso aos benefícios e trazendo esclarecimentos de dúvidas.

No início das atividades, teve a participação da Professora de Educação Física Sra. Simone Nunes Cabreira, que discorreu sobre a importância de realizarmos exercícios físicos para termos uma vida de qualidade. Na ocasião, foi passando pela professora, alguns exercícios de alongamento e foi feito o convite aos servidores para participarem do projeto de SUMBA, realizados pela FUNCERB.

Logo após, o Dr. João Paulo Cunha, advogado da ACONPREV, apresentou para os servidores a organização administrativa e o funcionamento do PrevBrilhante, as diferenças entre os regimes previdenciários, os requisitos exigidos para requerer aposentadoria, informou também para os participantes a importância de já requerer averbação do tempo de contribuição dos períodos anteriores a posse no cargo efetivo, não deixando para o último momento, pois o INSS, via de regra, esta demorando para emitir as Certidões de Tempo de Contribuição.

Também foi apresentado pelo Dr. João, as mudanças trazidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, tais como: o Abono de Permanência e a vedação da incorporação de adicionais ao vencimento do servidor público. Finalizando, o palestrante discorreu sobre a preparação financeira e psicológica do servidor, destacando que as vantagens, de caráter provisório, não fazem parte da base de cálculo da contribuição previdenciária.

Na ocasião os participantes tiraram suas dúvidas e logo após, foi servido um delicioso “coffe-break”.

O PrevBrilhante coloca-se a disposição de seus segurados para eventuais dúvidas ou maiores esclarecimentos.

“PREVBRILHANTE, nosso futuro em nossas mãos”